Processo trabalhista pode aumentar o tempo de contribuição?
Sim, o processo trabalhista pode aumentar o tempo de contribuição para fins de aposentadoria. Quando o trabalhador obtém reconhecimento de vínculo empregatício ou de verbas salariais na Justiça do Trabalho, esses períodos podem ser utilizados no cálculo previdenciário, desde que cumpridos alguns requisitos. O reconhecimento judicial pode impactar tanto o tempo de contribuição quanto o valor do benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Quando o processo trabalhista gera impacto na aposentadoria? O processo trabalhista pode influenciar a aposentadoria principalmente em duas situações: Reconhecimento de vínculo empregatício Se a Justiça do Trabalho reconhece que houve relação de emprego em determinado período, esse tempo pode ser averbado como tempo de contribuição, mesmo que a empresa não tenha feito os recolhimentos ao INSS na época. Nesses casos, a decisão judicial serve como prova da existência do vínculo. Siga no Google News Neste post (índice) Reconhecimento de verbas salariais Quando a sentença reconhece diferenças salariais (como horas extras, adicional de insalubridade ou comissões), isso pode aumentar o salário de contribuição daquele período, o que impacta a média utilizada no cálculo da aposentadoria. O INSS é obrigado a aceitar a decisão trabalhista? Não. O INSS não participou do processo trabalhista,possui autonomia para analisar a decisão judicial e a robustez das provas nela contidas. podendo exigir início de prova material e análise administrativa própria, conforme previsto no Art. 55, § 3º, da Lei nº 8.213/91, não sendo admitida prova exclusivamente testemunhal. Contudo, quando há decisão judicial fundamentada, especialmente com produção de provas, a tendência é que o tempo seja reconhecido. Processo em que houver apenas acordo judicial, sem dilação probatória, não garante a averbação do tempo de contribuição na esfera previdenciária. De todo modo, se houver negativa administrativa, é possível discutir o reconhecimento na Justiça Federal. Processo trabalhista conta mesmo sem recolhimento de INSS? Sim. Se o vínculo for reconhecido judicialmente, o segurado não pode ser prejudicado pela falta de recolhimento por parte do empregador. A responsabilidade pelo pagamento das contribuições é da empresa. Assim, o trabalhador pode ter o tempo computado mesmo que os valores não tenham sido recolhidos corretamente. É preciso averbar o tempo depois da ação? Sim. Após o trânsito em julgado da decisão trabalhista, o segurado deve solicitar a averbação do período junto ao INSS, apresentando: Sem esse pedido formal, o tempo pode não constar automaticamente no CNIS. Processo trabalhista pode aumentar o valor da aposentadoria? Pode sim. Se houver reconhecimento de salários maiores do que os originalmente registrados, a média contributiva pode subir, elevando o valor final do benefício. Além disso, o reconhecimento de novos períodos pode ajudar o segurado a: Planejamento é essencial Embora o processo trabalhista possa gerar reflexos positivos na aposentadoria, é fundamental analisar o impacto antes de requerer o benefício. Dependendo do caso, pode ser necessário revisar o cálculo, verificar regras de transição aplicáveis e avaliar se a averbação trará vantagem real. Em muitos cenários, a integração entre Direito do Trabalho e Direito Previdenciário faz toda a diferença para garantir o melhor resultado ao segurado.